26 abr 2009 @ 6:03 PM 

“Os juízes estão chegando cada vez mais velhos ao topo do Judiciário paulista. Há 30 anos, magistrados se tornavam desembargadores na faixa dos 40 anos. Agora, a média de idade dos juízes de carreira empossados no TJ paulista subiu para 55. A experiência é o lado positivo do novo fenômeno. No entanto, o tempo de permanência na Justiça hoje é pelo menos uma década e meia mais curto.

O juiz Francisco Galvão Bruno entrou para o tribunal em julho, aos 58 anos. Osvaldo Capraro se tornou desembargador na mesma data, aos 63, e sabe que só terá mais sete anos de magistratura. Antonio Dimas Carneiro tomou posse em novembro aos 56 anos. Seus colegas, Ribeiro de Paula e Salles Rossi, em março, com 53. Os juízes Neves Amorim, Marco Antonio, Torres Garcia, Fermino Magnani, Nogueira Júnior, Ricardo Anafe e Jacob Valente não seguiram essa regra. Chegaram a desembargadores aos 49 anos.

Na trilha oposta, entre membros da Advocacia e do Ministério Público, que ingressam pelo atalho do quinto constitucional, a média de idade caiu de 55 para 50 anos. O advogado Erickson Gavazza se tornou desembargador em 2008, um mês antes de completar 46. O procurador de justiça Geraldo Wohlers completa 49 em agosto, mas julga desde março e seu colega, Oswaldo Palu, chegou este mês aos 51 anos. Outros dois advogados Tasso Duarte e Spencer Almeida tomaram posse na última quinta-feira (23/4). O primeiro aos 49 e o segundo aos 53 anos.

Juízes próximos da aposentadoria compulsória de um lado e advogados e procuradores cada vez mais jovens criaram um cenário problemático. O fenômeno, além de dar combustível aos críticos do quinto constitucional, gerou o estigma da idade. A reação tem se manifestado na forma de rejeição de listas sêxtuplas com candidatos que tenham menos de 45 anos.

Recentemente, um advogado teve seu nome rejeitado por ter idade inferior a 40 anos. A rejeição se espalhou sobre a lista sêxtupla que, por motivos diferentes, foi devolvida para a seccional paulista da OAB. “A carreira está parada e permitir a entrada de alguém tão jovem seria punir os colegas de carreira que não conseguem chegar ao tribunal antes de 55 anos”, justifica um desembargador.

O Tribunal de Justiça paulista tem 360 cargos de desembargador, dos quais 72 estão reservados para o quinto constitucional. Hoje, estão empossados 35 ex-procuradores e 33 advogados que ganharam uma cadeira na maior corte do mundo, sem que para isso tivessem que se submeter a concurso público. Outras quatro vagas estão desocupadas, sendo uma do Ministério Público e as outras três reservadas para a Advocacia.

Este ano estão previstas mais oito aposentadorias, sendo duas para vagas reservadas ao quinto constitucional da Advocacia: as dos desembargadores Aloísio de Toledo César, que acontece em setembro, e Carlos Biasotti, prevista para dezembro. As demais são de membros de carreira da magistratura. Entre elas, as de Ruy Camilo, Canguçu de Almeida e Jacobina Rabello.

Dias heróicos

A geração hoje no topo da carreira da Justiça paulista, representada na figura do decano Luiz Tâmbara, entrou no TJ no início da década de 80, com idade entre 42 e 46 anos. Hoje, à beira da compulsória, a maioria ocupou algum cargo de cúpula ou direção do Judiciário paulista.

Os desembargadores mais antigos do quinto constitucional chegaram à magistratura 15 anos depois de seus colegas de carreira. Alcançaram o cargo no final dos anos 90, com idade entre 48 e 58 anos. No grupo estão Aloísio de Toledo César, Walter Guilherme, Paulo Travain e Xavier de Aquino. O primeiro tem origem na Advocacia e os outros no Ministério Público. Nenhum ocupou cargo de direção. Apenas Walter Guilherme, hoje corregedor do TRE, tem chance de se tornar o próximo presidente daquela corte, no lugar do atual, Marco César Muller Valente.

Na história do Judiciário paulista o desembargador Theodomiro Dias, pai do advogado José Carlos Dias, foi o único desembargador vindo do quinto constitucional da Advocacia a ocupar a presidência do Tribunal de Justiça. Já o Ministério Público conseguiu, só nos últimos 20 anos, colocar na mesma cadeira três desembargadores: Marcio Martins Ferreira, Nereu César de Morais e Dirceu de Mello.

Tempos modernos

No grupo que tomou posse nos últimos oito meses, a idade está no intervalo de 50 a 63 anos. No primeiro caso estão os desembargadores Ricardo Anafe e Jacob Valente. No outro extremo, Osvaldo Capraro, que completa 64 em junho.

Uma militância profissional de pelo menos 30 anos na segunda instância da Justiça paulista é capaz de consolidar influência e liderança, que prosseguem até depois da aposentadoria. Em período tão longo é possível sair da posição de neófito aos cargos de direção do tribunal e exercer influência, ainda que moderada, sobre sucessões futuras.

A Lei Orgânica da Magistratura (Loman) é o instrumento jurídico que garante essa sucessão. No entanto, a emenda da Reforma do Judiciário virou de cabeça o equilíbrio do jogo de poder, sinalizando incertezas sobre o futuro político da instituição.

Em primeiro lugar unificou quatro tribunais num só. A medida “inchou” o Tribunal de Justiça, que antes tinha 152 desembargadores e passou para 360. Agora, no lugar de quatro direções, com todos os cargos a que se tem direito, resta apenas uma que poderia passar a ser disputada com unhas e dentes.

O caminho para se evitar um conflito dessas proporções foi sacar a velha Loman. O quesito idade passou a ser uma variável fundamental no jogo de poder do TJ paulista, onde a carreira não pode ultrapassar os 70 anos. A importância da variável saltou de valor depois das mudanças aplicadas pela Reforma do Judiciário e da permanência do limite para a aposentadoria compulsória.

A EC permite que metade dos órgãos colegiados de cúpula e direção possa ser escolhida por meio de eleição direta. A Loman foi usada na última eleição, que escolheu Vallim Bellocchi presidente. Espera-se a repetição do recurso no pleito deste ano, que deve acontecer em dezembro, mas que já está em marcha nos bastidores do maior tribunal do mundo.”

Fonte: Conjur

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posted By: TFSN
Last Edit: 27 abr 2009 @ 10:04 PM

EmailPermalink
Tags
Categories: Diversos, Geral


 

Responses to this post » (One Total)

 
  1. Extra Reading…

    […]we like to honor other sites on the web, even if they aren’t related to us, by linking to them. Below are some sites worth checking out[…]…

Post a Comment

You must be logged in to post a comment.


 Last 50 Posts
 Back
Change Theme...
  • Users » 53943
  • Posts/Pages » 9,199
  • Comments » 12,571
Change Theme...
  • VoidVoid « Default
  • LifeLife
  • EarthEarth
  • WindWind
  • WaterWater
  • FireFire
  • LightLight

Links



    No Child Pages.

Política



    No Child Pages.

Contatos



    No Child Pages.