Durante audiência pública realizada nesta terça-feira (4) pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) para discutir os problemas enfrentados pela Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) defendeu a readmissão dos mais de quatro mil empregados demitidos pela empresa, “tendo em vista o bom desempenho dela após a crise financeira mundial”.
Para Suplicy – autor do requerimento que resultou na reunião – a Embraer já equilibrou as suas contas e chegou a aumentar a sua carteira de novos pedidos de aeronaves, em especial jatos executivos. Recentemente, observou Suplicy, a empresa vendeu 56 aviões para o exterior, num valor estimado em cerca de US$ 20 bilhões.
Em resposta, o vice-presidente de Assuntos Corporativos da Embraer, Horácio Aragonês Forjaz, negou que a carteira de novos pedidos tenha crescido.
– Pelo contrário. Houve queda. No momento, estamos fazendo de tudo, e de forma dramática, para segurar o caixa e entregar dentro dos prazos os aviões encomendados. Mas adianto que o ano de 2010 não será melhor que 2009 – previu Horácio Forjaz.
Aviação regional
O senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG) mostrou-se satisfeito com a venda, pela Embraer, de novas aeronaves para as empresas aéreas regionais, enquanto o senador Roberto Cavalcanti (PRB-PB) voltou a defender maior apoio do governo federal, via abertura de novos financiamentos, para o fortalecimento da empresa. Cavalcanti também defendeu o fortalecimento da aviação regional.
O senador Delcídio Amaral (PT-MS) concordou com Roberto Cavalcanti e disse que “chegou o momento da aviação regional”, que classificou de fundamental para a geração de novos empregos e renda, especialmente no interior do país.
Apesar de concordar com Delcídio, Horácio Forjaz afirmou que, nos últimos 20 anos, houve um decréscimo da aviação regional, incluindo a diminuição do número de aeroportos. Por isso, adiantou Horácio, o governo federal estuda encontrar novos caminhos para incentivar a indústria da aviação regional.
O senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA) também defendeu o crescimento da aviação regional e disse que a privatização da Embraer, ocorrida em 1994, “proporcionou que a empresa se transformasse em orgulho nacional”.
Fonte: Agência Senado