02 jul 2009 @ 8:03 PM 

‘Se ele quiser falar comigo, eu falo com o presidente do Senado’, disse. Presidente retornou nesta quarta à noite ao Brasil após viagem à Líbia.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira (2), após evento no Ministério da Justiça, que não conversou com o presidente do Senado, senador José Sarney (PMDB-AP), e que ele não pediu um encontro para falar sobre a crise política do Senado.

“Ele não falou comigo. Se ele quiser falar comigo, eu falo com o presidente do Senado”, disse Lula em rápida entrevista. Lula retornou ao Brasil nesta quarta-feira (1º) à noite, após viagem oficial à Líbia.

Apesar de Lula negar ter conversado com Sarney, o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), disse que os dois se falaram por telefone pela manhã. “Eles conversaram por celular, e o presidente Sarney se mostrou muito satisfeito com o que ouviu”, relatou.

Renan também conversou com Lula e disse que o presidente se mostrou tranquilo com relação aos últimos desdobramentos da crise no Senado. Renan também afirmou que, ao contrário das especulações, o presidente Sarney tem atualmente o apoio da maioria da Casa: “Pelo menos 54 senadores apoiam o presidente Sarney”, disse.

Desde quarta-feira (1º), assessores de Lula e de Sarney confirmam que os dois pretendem se reunir e conversar sobre a crise política do Senado. Contudo, até agora não há agenda formal sobre o encontro.

Nesta quarta, o PT havia pedido para que Sarney se afastasse por 30 dias, mas recuou no final da noite, após reunião da bancada do partido na residência oficial do presidente do Senado. Segundo o líder do partido na Casa, Aloizio Mercadante (SP), “a crise no Senado não pode ser debitada na conta de Sarney.

Na terça-feira (30), DEM, PSDB, PDT e PSOL pediram o afastamento do presidente do comando da Casa. Seguindo postura semelhante à adotada pelo líder do PSDB, Arthur Virgílio, que protocolou uma representação por quebra de decoro contra Sarney na segunda-feira (29), o PSOL apresentou duas representações pelo mesmo motivo contra o presidente do Senado e contra o líder do PMDB, Renan Calheiros (AL).

Lula chegou a dizer que a oposição quer ganhar o Senado “no tapetão”, em referência às pressões de senadores para que o presidente José Sarney (PMDB-AP) deixe a Presidência em razão da crise política que atinge a Casa.

Por meio da assessoria do partido, o presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra (PE), rebateu as declarações de Lula. “O presidente Lula devia saber que estamos fazendo todo o esforço possível para encontrar uma solução para o Senado. Sua afirmação não tem nenhum cabimento”, afirmou Guerra.

Fonte: G1 – Globo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posted By: TFSN
Last Edit: 02 jul 2009 @ 08:04 PM

EmailPermalink
Tags
Categories: Diversos, Geral


 

Responses to this post » (None)

 
Post a Comment

You must be logged in to post a comment.


 Last 50 Posts
 Back
Change Theme...
  • Users » 53930
  • Posts/Pages » 9,199
  • Comments » 12,571
Change Theme...
  • VoidVoid « Default
  • LifeLife
  • EarthEarth
  • WindWind
  • WaterWater
  • FireFire
  • LightLight

Links



    No Child Pages.

Política



    No Child Pages.

Contatos



    No Child Pages.