14 jan 2010 @ 6:58 PM 

O juiz federal Luiz Renato Pacheco Chaves de Oliveira, da 4ª Vara Criminal Federal de São Paulo, rejeitou, em sentença de 11/12/2009, a queixa-crime proposta contra o cronista Arnaldo Jabor, fundada em matéria veiculada pela rádio CBN, que teria atingido a honra subjetiva e objetiva do então deputado Arlindo Chinaglia Júnior por meio de imputação falsa de fatos ofensivos à reputação daquele político, além de ofensas injuriantes.

A queixa refere-se a comentários do jornalista sobre excessos no reembolso de gasolina para deputados federais. Na época, 24/4/2007, Chinaglia era presidente da Câmara dos Deputados.

O juiz entendeu que a queixa-crime deve ser rejeitada por não descrever qualquer delito, portanto sem condição para constituir uma ação penal. Para haver crime contra a honra, é necessária a intenção de ofender a honra alheia, o que não ocorreu.

“No caso em tela fica evidente que o querelado [Jabor] desejou passar uma informação referente a excessos de reembolso de gasolina decorrente do transporte por parte dos deputados federais, da maneira jocosa e aguda que lhe é peculiar e pode ser observada na maioria de seus comentários.”

Um dos trechos destacado como ofensivo no comentário do jornalista veiculado pela radio dizia, “será que o senhor Arlindo Chinaglia não vê isso [reembolso excessivo de gastos com gasolina] ou só continua pensando no bem do PT? Quando é que vão prender esses canalhas?”.

Para o juiz, o deputado foi nominalmente citado no comentário porque era presidente da Câmara dos Deputados na época, portanto eventual responsável pela fiscalização dos abusos relatados. Também não considerou ofensa à honra a menção do partido político e nem mesmo a pergunta final “quem vai prender esses canalhas?”, que não é dirigida a ninguém, é apenas uma frase de efeito para preparar o fecho do comentário no qual faz alusão à imunidade e ao foro privilegiado. O juiz concluiu que “de qualquer prisma que se analise a questão não há descrição de fato típico” e rejeitou a queixa-crime. (DAS)

– Ação n.º 2007.61.81.008608-2

Clique aqui e leia a íntegra da decisão.

Fonte: Justiça Federal de Primeiro Grau em São Paulo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posted By: TFSN
Last Edit: 14 jan 2010 @ 09:18 PM

EmailPermalink
Tags
Categories: Diversos, Geral


 

Responses to this post » (2 Total)

 
  1. Trackback Link…

    […]Here are some of the sites we recommend for our visitors[…]…

  2. Blogs ou should be reading…

    […]Here is a Great Blog You Might Find Interesting that we Encourage You[…]……

Post a Comment

You must be logged in to post a comment.


 Last 50 Posts
 Back
Change Theme...
  • Users » 53952
  • Posts/Pages » 9,199
  • Comments » 12,571
Change Theme...
  • VoidVoid « Default
  • LifeLife
  • EarthEarth
  • WindWind
  • WaterWater
  • FireFire
  • LightLight

Links



    No Child Pages.

Política



    No Child Pages.

Contatos



    No Child Pages.