24 ago 2010 @ 5:48 PM 

Comissão especial de senadores criada para analisar a proposta vai receber, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, ministros de tribunais superiores, autoridades do Executivo e especialistas para discutir a matéria.


Dirigida por Luiz Fux (ao fundo), comissão de juristas que elaborou anteprojeto também deve apresentar emendas ao relator

Os senadores devem apresentar até sexta-feira, na comissão especial, emendas ao projeto de lei de novo Código de Processo Civil (CPC). A proposta tem como base o anteprojeto elaborado por uma comissão de juristas instituída pelo presidente do Senado, José Sarney, e dirigida pelo ministro Luiz Fux, do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Presidida pelo senador Demostenes Torres (DEM-GO), a Comissão de Reforma do CPC receberá, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, autoridades, ministros de tribunais e especialistas na área. Ao longo do mês de setembro, o colegiado realizará dez audiências públicas (duas no Senado e oito em capitais pelo país) para colher sugestões.

Ontem, os juristas que elaboraram o anteprojeto se reuniram mais uma vez, sob o comando de Luiz Fux, para tratar do acompanhamento da tramitação da matéria. O ministro do STJ acredita que a proposta será votada no Plenário do Senado ainda este ano e informou que a comissão de juristas também deve sugerir emendas ao relator da comissão especial, senador Valter Pereira (PMDB-MS).

Mudanças

Como exemplo de mudanças que ainda podem ser feitas, Fux citou sugestões apresentadas por associações especializadas em arquivos históricos em relação à incineração e microfilmagem de documentos.

O ministro adiantou que a comissão de juristas vai acompanhar as audiências públicas da comissão de reforma. Nas audiências que também realizou em diversas capitais, a comissão de juristas colheu sugestões, ao final incorporadas ao anteprojeto entregue por Fux a Sarney em 8 de junho deste ano.

O novo CPC deve combater a morosidade da Justiça e introduzir no Direito brasileiro mecanismos consagrados em outros países. Também é objetivo da reforma simplificar o processo civil, eliminando os recursos que muitas vezes retardam a aplicação da Justiça. Muitos procedimentos especiais que atrasam a sentença do juiz são eliminados no projeto.

A fim de facilitar a coleta de opiniões de especialistas e de entidades sobre o novo código, Valter Pereira e sua equipe de trabalho estão elaborando um quadro comparativo para consulta pública. Serão colocadas lado a lado a redação do CPC em vigor e as propostas de mudanças. Um endereço eletrônico foi criado para receber sugestões: novocpc@senado.gov.br.

Fonte: Agência

Senado

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posted By: TFSN
Last Edit: 24 ago 2010 @ 11:48 PM

EmailPermalink
Tags
Categories: Diversos, Geral


 

Responses to this post » (None)

 
Post a Comment

You must be logged in to post a comment.


 Last 50 Posts
 Back
Change Theme...
  • Users » 54035
  • Posts/Pages » 9,199
  • Comments » 12,571
Change Theme...
  • VoidVoid « Default
  • LifeLife
  • EarthEarth
  • WindWind
  • WaterWater
  • FireFire
  • LightLight

Links



    No Child Pages.

Política



    No Child Pages.

Contatos



    No Child Pages.