18 fev 2009 @ 7:29 PM 

O presidente do Senado, José Sarney, visitou, na manhã desta quarta-feira (18), o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ubiratan Aguiar, com quem conversou sobre a intensificação da fiscalização que aquela Corte exerce, como auxiliar do Poder Legislativo, sobre os gastos públicos. Na ocasião, Sarney disse que “sem a fiscalização dos dinheiros públicos, voltaremos a um tempo de retrocesso que o Brasil não espera”.

De acordo com Sarney, essa visita expressa a importância que ele vê no TCU para completar a atividade do Congresso, no cumprimento do dispositivo constitucional de que a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União será exercida pelo Legislativo. Sarney lembrou que Rui Barbosa já defendia a criação desse tribunal.

– Essa minha visita é justamente para mostrar, depois de ter visitado os Poderes Legislativo (Câmara dos Deputados) e Judiciário (Supremo Tribunal Federal), que venho aqui, ao presidente do Tribunal de Contas, para dizer do nosso desejo de uma colaboração muito mais estreita. Mas não quero que isso seja só uma coisa relativa a palavras, mas a atos concretos.

Sarney pediu a Ubiratan Aguiar que o TCU faça um levantamento de todos os assuntos pendentes relativos ao Congresso e que tenham vínculo com aquela Corte de Contas, para que soluções rápidas sejam encontradas. Depois, pediu que o TCU ofereça sugestões ao Legislativo, de modo que o desempenho do Parlamento em relação às contas públicas seja cada vez mais transparente.

– Para que se possa, de uma maneira muito efetiva, fazer aquilo que o presidente Ubiratan Aguiar tem pregado tanto: a transparência no emprego dos dinheiros públicos, a honestidade nesse emprego e, ao mesmo tempo, uma maneira que tenhamos de melhor fazer com que eles possam servir à população do nosso país.

No mesmo encontro, Sarney comunicou a Ubiratan Aguiar seu desejo de abrir a TV Senado para que o TCU possa divulgar seus julgamentos mais importantes, a fim de que a Nação conheça o trabalho realizado por aquela Corte de Contas. Ele disse que a visita era também ocasião para homenagear um homem público que ele conhece desde que era deputado, “quando marcou sua posição pelo trabalho, competência e espírito público”.

Ubiratan Aguiar também se manifestou sobre o encontro, para manifestar sua admiração pelo pensar de um homem que, conforme explicou, reúne o intelectual, a experiência de presidente da República e a biografia de uma das lideranças políticas mais expressivas do país.

Fonte: Agência Senado

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posted By: TFSN
Last Edit: 19 fev 2009 @ 12:30 AM

EmailPermalink
Tags
Categories: Diversos, Geral


 

Responses to this post » (None)

 
Post a Comment

You must be logged in to post a comment.


 Last 50 Posts
 Back
Change Theme...
  • Users » 53930
  • Posts/Pages » 9,199
  • Comments » 12,571
Change Theme...
  • VoidVoid « Default
  • LifeLife
  • EarthEarth
  • WindWind
  • WaterWater
  • FireFire
  • LightLight

Links



    No Child Pages.

Política



    No Child Pages.

Contatos



    No Child Pages.