29 ago 2008 @ 7:09 PM 

“Quisera saber: há Justiça? O que é Justiça na acepção da palavra? Inicialmente procuramos frases históricas no Dicionário de Sentenças e Latinas e Gregas de Renzo Tosi, Editora Martins Fontes. Lá, se formos aos clássicos, encontraremos: “Fiat iustitia et pereat mundus” (Faça-se justiça, pereça embora o mundo).

Diz-se que foi o lema do imperador Fernando I de Absburgo, mencionada por Lutero que, na segunda prédica dedicada ao comentário do Salmo 110 (*37,138,7), escreve: “Fiat iustitia et ruat caelum (Faça-se justiça mesmo que o céu desabe) e por Hegel, que, transformou significamente em “Fiat iustitia ne pereat mundus (Faça-se justiça para que o mundo não pereça. Entre as sentenças medievais Walther registra a análoga: Fiat iustitia, pereat licet interger orbis” (Faça-se justiça mesmo que para isso morra o mundo inteiro); e no Brasil se diz “Faça-se justiça embora desabem os céus”.

Mas o que é Justiça? O termo Justiça advém do latim: justitia, onde se vê a explicação “Justitia est perpetua e constans voluntas tribuendi cuique juius suum (Justiça é a intenção perpétua e constante de dar a cada um o que é seu. Então, confunde-se justiça com direito e encontraremos “Júris praecepta sunt haec honeste vivere, alterum non laedere, suum cuique tribuere (Os preceitos do direito são: viver honestamente, não lesar terceiros e dar a cada um o que é seu ).

Bem! Se formos a Xenofonte, lê-se: Δικαια μέν…λέγοντες πολλοι άδικα ποιϋιοσι (Dizendo coisas justas, muitos fazem coisas injustas). Nas tradições populares corresponde a “Faze o que eu digo e não faças o que eu faço.”

No Brasil, D. João VI instituiu o Judiciário. Teria ele instituído a Justiça? Sim, instituiu a Justiça de acordo com suas conveniências, preservando a autoridade da monarquia. Nós assistimos fatos escabrosos, ou melhor, nossos anteros assistiram: a morte de Tiradentes, de Frei Caneca e de muitos outros que se opuseram à monarquia, à exploração.

A monarquia foi substituída pelos militares que, obviamente fizeram as leis na defesa de seus ideais. Aí, como na monarquia,encontramos o ditado atribuído a Anacarsis (séc. VI a C), em que Plutarco (50 a.C.) diz que tal personagem usou a comparação para criticar os atenienses, porém tal assertiva é atribuída a Sólon (640 a. C.): ”Lex est araneae tela, quia, si in eam inciderit quid debile, retinetur; grave autem pertransit tela rescissa (A lei é como uma teia de aranha, se nela cai alguma coisa leve, ela retém. O que é pesado rompe-a e escapa).

Note-se que esta frase atribuída a filósofos foi escrita séculos antes de Cristo, logo quem é capaz de dizer que ainda não permanece assim, que as leis não são elaboradas por aqueles que estão na direção? O termo democracia foi extraído do grego (δημοκρατια) como se lá existisse realmente o governo do povo, o que vemos que é contestado pelos filósofos de então; pois as leis são elaboradas pelos que estão no comando. Nós tivemos ditaduras e não poucas: Getúlio Vargas, os militares, recentemente, como afirmar pois, que temos, desde a monarquia, 200 anos de liberdade jurídica? Se não temos liberdade jurídica, como a firmar que temos Justiça na acepção da palavra. Justiça, pois, é um termo utópico. Vamos aos clássicos:

Eis o conceito Aristóteles :

O conceito de justiça de Aristóteles na sua formulação mais acabada é ainda um conceito muito limitado, é a ética no sentido mais estrito da palavra…

Conceito de Platão:

Platão – Protágoras: A justiça aparece então como fator de sociabilidade em Platão: sem ela a sociedade se desintegraria. Tal idéia aparece também no Protágoras quando constrói um mito em que explica a fundação da polis a partir de uma intervenção dos deuses: “Zeus, temendo que o nosso gênero perecesse por completo, envia Hermes para levar aos homens o sentimento de respeito (aidós) e justiça, para que nas cidades houvesse harmonia e vínculos conciliadores de amizade.” (Protagóras 322 c ).

Conceito de Kant:

Kant: Justiça aparece em Kant como fator de sociabilidade, já que para ele “se a justiça desaparecer do mundo, não mais vale a pena viver sobre a terra” (nota 4) A justiça se funda na racionalidade e aparece como uma necessidade advinda do contrato originário que funda o Estado. Achamos que, com poucas palavras, Aristóteles disse tudo: Justiça é a ética no sentido mais estrito da palavra.

Fomos a Google para nos inteirar da ética:

O que é Ética

A origem da palavra ética vem do grego “ethos”, que quer dizer o modo de ser, o caráter. Os romanos traduziram o “ethos” grego, para o latim “mos” (ou no plural “mores”), que quer dizer costume, de onde vem a palavra moral. Tanto “ethos” (caráter) como “mos” (costume) indicam um tipo de comportamento propriamente humano que não é natural, o homem não nasce com ele como se fosse um instinto, mas que é “adquirido ou conquistado por hábito” (VÁZQUEZ).

Portanto, ética e moral, pela própria etimologia, diz respeito a uma realidade humana que é construída histórica e socialmente a partir das relações coletivas dos seres humanos nas sociedades onde nascem e vivem.

No nosso dia-a-dia não fazemos distinção entre ética e moral, usamos as duas palavras como sinônimos. Mas os estudiosos da questão fazem uma distinção entre as duas palavras. Assim, a moral é definida como o conjunto de normas, princípios, preceitos, costumes, valores que norteiam o comportamento do indivíduo no seu grupo social. A moral é normativa. Enquanto a ética é definida como a teoria, o conhecimento ou a ciência do comportamento moral, que busca explicar, compreender, justificar e criticar a moral ou as morais de uma sociedade. A ética é filosófica e científica.

“Nenhum homem é uma ilha”. Esta famosa frase do filósofo inglês Thomas Morus, ajuda-nos a compreender que a vida humana é convívio. Para o ser humano viver é conviver. É justamente na convivência, na vida social e comunitária, que o ser humano se descobre e se realiza enquanto um ser moral e ético. É na relação com o outro que surgem os problemas e as indagações morais: o que devo fazer? Como agir em determinada situação? Como comportar-me perante o outro? Diante da corrupção e das injustiças, o que fazer?

Portanto, constantemente no nosso cotidiano encontramos situações que nos colocam problemas morais. São problemas práticos e concretos da nossa vida em sociedade, ou seja, problemas que dizem respeito às nossas decisões, escolhas, ações e comportamentos – os quais exigem uma avaliação, um julgamento, um juízo de valor entre o que socialmente é considerado bom ou mau, justo ou injusto, certo ou errado, pela moral vigente.

O problema é que não costumamos refletir e buscar os “porquês” de nossas escolhas, dos comportamentos, dos valores. Agimos por força do hábito, dos costumes e da tradição, tendendo à naturalizar a realidade social, política, econômica e cultural. Com isto, perdemos nossa capacidade critica diante da realidade.

Em outras palavras, não costumamos fazer ética, pois não fazemos a crítica, nem buscamos compreender e explicitar a nossa realidade moral. No Brasil, encontramos vários exemplos para o que afirmamos acima. Historicamente marcada pelas injustiças sócio-econômicas, pelo preconceito racial e sexual, pela exploração da mão-de-obra infantil, pelo “jeitinho” e a “lei de Gerson”, etc. etc. A realidade brasileira nos coloca diante de problemas éticos bastante sérios. Contudo, já estamos por demais acostumados com nossas misérias de toda ordem.

Naturalizamos a injustiça e consideramos normal conviver lado a lado as mansôes e os barracos, as crianças e os mendigos nas ruas; achamos inteligente e esperto levar e os mendigos nas ruas; achamos inteligente e esperto levar vantagem em tudo e tendemos a considerar como sendo etário quem procura ser honesto. Na vida pública, exemplos é o que não faltam na nossa história recente: “anões do orçamento”, impeachment de presidente por corrupção, compras de parlamentares para a reeleição, os medicamentos “b o”, máfia do crime organizado, desvio do Fundef, etc. etc.

Não sem motivos fala-se numa crise ética, já que tal realidade não pode ser reduzida tão somente ao campo político-econômico. Envolve questões de valor, de convivência, de consciência, de justiça. Envolve vidas humanas. Onde há vida humana em jogo, impõem-se necessariamente um problema ético. O homem, enquanto ser ético, enxerga o seu semelhante, não lhe é indiferente. O apelo que o outro me lança é de ser tratado como gente e não como coisa ou bicho. Neste sentido, a Ética vem denunciar toda realidade onde o ser humano é coisificado e animalizado, ou seja, onde o ser humano concreto.

Platão – Protágoras: A justiça aparece então como fator de sociabilidade em Platão: sem ela a sociedade se desintegraria. Tal idéia aparece também no Protágoras quando constrói um mito em que explica a fundação da polis a partir de uma intervenção dos deuses: “Zeus, temendo que o nosso gênero perecesse por completo, envia Hermes para levar aos homens o sentimento de respeito (aidós) e justiça, para que nas cidades houvesse harmonia e vínculos conciliadores de amizade.” (Protagóras 322 c ).

Por que nos dedicarmos a esse tema: Justiça? E como advogado, nosso dever é procurar a Justiça, na acepção do termo. Esbarramos, porém, nisso tudo que dissemos e principalmente, nosso Judiciário não está preparado para nos dar Justiça, por formação, por conclusões infelizes e liberdade subjetiva, na aplicação das leis. Um dos maiores defeitos dele é aquilo que chamam de Jurisprudência, em que há liberdade de procurar esclarecimento naquilo que deve ser absolutamente claro quando prolatado: o texto legal.

Só vamos citar, pela extensão de um caso em que nos deparamos com um acórdão do Tribunal de Justiça de São Paulo, contrariando uma sentença legítima de 1º Grau, dada de conformidade com a lei, em que manifestamos para um Desembargador, nosso inconformismo e ele nos disse que fora uma questão de interpretação, que eu lhe disse: “Data vênia” então V. Exªs podem interpretar o preto como branco e o branco como preto e têm liberdade para isso? Em que ele encerrou nossa conversa dizendo-me para eu recorrer; e note-se que me atendeu porque eu dissera que meu filho era Juiz. Eu cito o caso em meu livro: A Justiça Não Só Tarda…Mas Também Falha.

Obviamente, muito assunto ainda haveria para eu dispor; que eu aludi em meu livro, mas seria muito extenso, motivo pelo qual limito-me a esse, e peço desculpas pelo espaço usado.”

Atenciosamente, advogado Olavo Príncipe Credidio – OAB/SP n.º 56.299 (rua João Scaciotti, 460 – tel. 11-3722-2184)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posted By: TFSN
Last Edit: 30 ago 2008 @ 12:46 AM

EmailPermalink
Tags
Categories: Diversos, Geral


 

Responses to this post » (53 Total)

 
  1. Websites You Should Visit…

    […]very few websites that happen to be detailed below, from our point of view are undoubtedly well worth checking out[…]…

  2. Recommended Websites…

    […]below you’ll find the link to some sites that we think you should visit[…]…

  3. Recommended Resources…

    […]the time to read or visit the content or sites we have linked to below the[…]…

  4. Online Article…

    […]very few websites that happen to be detailed below, from our point of view are undoubtedly well worth checking out[…]…

  5. Related.. Trackback…

    […]the time to read or visit the content or sites we have linked to below the[…]…

  6. Trackback Link…

    […]Here are some of the sites we recommend for our visitors[…]…

  7. Check These Out…

    […]check below, are some totally unrelated websites to ours, however, they are most trustworthy sources that we use[…]…

  8. Websites you should visit…

    […]below you’ll find the link to some sites that we think you should visit[…]……

  9. brgcahyjh disse:

    qjtqo…

    eahfpqsei mrggx exiwsqb ykdg xxsjzknprkuewij…

  10. Valuable wordpress plugin…

    […]we came across a cool site that you might enjoy. Take a look if you are looking for a way to clean your blog from spam links.[…]……

  11. trelocet disse:

    Sources…

    […]check below, are some totally unrelated websites to ours, however, they are most trustworthy sources that we use[…]……

  12. Hi…

    […]always a massive fan of linking to bloggers that I really like but do not get a good deal of link appreciate from[…]…

  13. Hi…

    […]anyone for that publish in addition in addition to the written content the design[…]…

  14. Where Can i learn to draw…

    Blog -=HSN=- Advogados » Blog Archive » “Justiça”…

  15. investing for income in retirement…

    Blog -=HSN=- Advogados » Blog Archive » “Justiça”…

  16. georgia real estate records search…

    Blog -=HSN=- Advogados » Blog Archive » “Justiça”…

  17. anti ageing cream…

    Blog -=HSN=- Advogados » Blog Archive » “Justiça”…

  18. http://411howtoloseweightfast.com/|http://www.411howtoloseweightfast.com/|www.411howtoloseweightfast.com/|411howtoloseweightfast.com/|http://411howtoloseweightfast.com|http://www.411howtoloseweightfast.com|www.411howtoloseweightfast.com|411howtolosew…

    Blog -=HSN=- Advogados » Blog Archive » “Justiça”…

  19. verizon reverse phone lookup…

    Blog -=HSN=- Advogados » Blog Archive » “Justiça”…

  20. jeux voiture a deux…

    Blog -=HSN=- Advogados » Blog Archive » “Justiça”…

  21. linked resource site…

    Blog -=HSN=- Advogados » Blog Archive » “Justiça”…

  22. saffronextracts.org…

    Blog -=HSN=- Advogados » Blog Archive » “Justiça”…

  23. people search new zealand…

    Blog -=HSN=- Advogados » Blog Archive » “Justiça”…

  24. 5htp.tv disse:

    5htp.tv…

    Blog -=HSN=- Advogados » Blog Archive » “Justiça”…

  25. cash advance loans online…

    -=HSN=- ADVOGADOS » Blog Archive » “Justiça”…

  26. one hour payday loans…

    -=HSN=- ADVOGADOS » Blog Archive » “Justiça”…

  27. payday advance loan…

    -=HSN=- ADVOGADOS » Blog Archive » “Justiça”…

  28. Government Loans…

    -=HSN=- ADVOGADOS » Blog Archive » “Justiça”…

  29. cash until payday loans…

    -=HSN=- ADVOGADOS » Blog Archive » “Justiça”…

  30. ibhciupshuwen disse:

    Blogs you should be reading…

    please visit the sites we follow, including this one, as it represents our picks from the web…

  31. payday loans disse:

    payday loans…

    I am a long time back I read your blog and possesses extended been declaring that you’re an incredible author…

  32. alexander wang replica…

    Nowadays YouTube movies quality is more enhanced and enhanced, so -=HSN=- ADVOGADOS » Blog Archive » “Justiça” that the cause that I am watching this video at at this place….

  33. background check free…

    -=HSN=- ADVOGADOS » Blog Archive » “Justiça”…

  34. Hi…

    […]a number of people hardly ever proceed to the actual depth people[…]…

  35. Hi…

    […]additional threads; you can observe that i’m going to be in this article to pass through[…]…

  36. Anônimo disse:

    same day loan…

    He had to find away out out of this quagmire of malfunction, but how…

  37. please click the up coming document…

    -=HSN=- ADVOGADOS » Blog Archive » “Justiça”…

  38. diccionario en español y ingles…

    “[…]” + title + “[…]”…

  39. you can do a lot of things…

    with an increased degree of freedom possible with paid accounts. nonetheless, having wordpress blogs is not about themes and templates. the main thing or the core of these blogs is the content.content is the key aspect of any blog site. powerful…

  40. good communication skills and no matter what…

    career he or she pursues, that teenager will need to write clear, error-free, well-organized business letters, resumes, job applications, memos, accountability reports, and a whole range of other possibilities. good writing skills will make a differenc…

  41. is reading it then what’s the point?there…

    are several ways to capture an audience and draw people to your blog. it is your job once you have captured their attention to keep it. below is a list of 6 ways that you can increase readership and traffic that…

  42. is the best way to write blog…

    posts.2. keep it short. when you write a blog post, take into consideration the people reading it. in fact, people have very short attention spans and are easily distracted. if you want people to read your posts until the very end,…

  43. a brief text description of any videos…

    posted. include relevant keywords in these descriptions, so that they will be counted by the search engines.as your site starts to gain some ground, pay attention to the site statistics, such as total number of readers and what pages they visit….

  44. about you. add a profile picture to…

    your blog and make it look better in the process. no matter how good your website/blog looks no-one’s gonna stay on the page for long or come back if the content is up to scratch, the best way to write content…

  45. reverse phone lookup…

    -=HSN=- ADVOGADOS » Blog Archive » “Justiça”…

  46. in i’ll hire you” concept… only to…

    have the money come in and them pay someone else because they’re cheaper, or willing to give it to them for free, too… and it’s just not a good place to be.you need to know your boundaries. and you should not…

  47. payday loans online…

    -=HSN=- ADVOGADOS » Blog Archive » “Justiça”…

  48. raspberry ketones…

    -=HSN=- ADVOGADOS » Blog Archive » “Justiça”…

  49. rabaty disse:

    You should check this out…

    I saw this really great post today….

  50. Washington auto insurance…

    -=HSN=- ADVOGADOS » Blog Archive » “Justiça”…

  51. paper source printable online…

    -=HSN=- ADVOGADOS » Blog Archive » “Justiça”…

Post a Comment

You must be logged in to post a comment.


 Last 50 Posts
 Back
Change Theme...
  • Users » 53991
  • Posts/Pages » 9,199
  • Comments » 12,571
Change Theme...
  • VoidVoid « Default
  • LifeLife
  • EarthEarth
  • WindWind
  • WaterWater
  • FireFire
  • LightLight

Links



    No Child Pages.

Política



    No Child Pages.

Contatos



    No Child Pages.