30 jul 2010 @ 6:29 PM 

Aquele que se utiliza dos meios de comunicação para proferir críticas pessoais que excedem os limites da razoabilidade, ultrapassando o mero esclarecimento dos fatos ao imputar condutas desabonadoras a outrem, deve ser responsabilizado e condenado a indenizar o ofendido pelo abalo moral experimentado. Neste sentido, o Tribunal de Justiça condenou Adílson Luis Schmitt ao pagamento de indenização por danos morais em favor de Vilmar da Costa, Joel Júlio da Costa e Comércio de Gêneros Alimentícios Zoni Ltda., no valor de R$ 6 mil para cada um.

Em entrevista no programa “Contato com a Cidade”, da rádio Sentinela do Vale, em Gaspar, o político fez declarações que denegriram Vilmar e Joel, sócios da empresa autora, ao afirmar que eles fazem parte de uma turma de quadrilheiros que participa de um suposto esquema de sonegação fiscal. Além disso, Adílson ameaçou-os através de mensagens de texto e mensagens de voz no celular.

De acordo com os autores, tais ameaças surgiram por questões políticas, pois o ex-prefeito entendia que eles podiam alterar o quadro político municipal, por serem influentes no Município, ao destituir pessoas de cargos eletivos (vereadores).

Por sua vez, Adílson alegou que sofreu agressões políticas de seus opositores, e que concedeu entrevista à rádio para esclarecer a população sobre fatos relacionados a sua administração e retrucar as afirmações difamatórias, caluniosas e injuriosas ditas a seu respeito. Ademais, defendeu que não teve a intenção de causar danos aos empresários, e que fez declarações a respeito da sonegação de impostos embasadas em dados concretos.

Para o relator da matéria, desembargador Fernando Carioni, as críticas feitas pelo ex-prefeito foram além dos limites da razoabilidade e ultrapassaram o mero esclarecimento dos fatos, visto que suas alegações não apresentaram nenhum embasamento e atingiram a honra dos autores. “Dessa forma, pelo fato de o apelante ter agido com excesso, deve ser responsabilizado pelos danos causados aos apelados por meio das críticas pessoais proferidas.”

A 3ª Câmara de Direito Civil reformou parcialmente a sentença da Comarca de Gaspar, apenas para minorar o valor da indenização, que fora arbitrada em R$ 23,2 mil. A votação foi unânime.

Fonte: Correio Forense

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posted By: TFSN
Last Edit: 30 jul 2010 @ 09:29 PM

EmailPermalink
Tags
Categories: Diversos, Geral


 

Responses to this post » (None)

 
Post a Comment

You must be logged in to post a comment.


 Last 50 Posts
 Back
Change Theme...
  • Users » 53943
  • Posts/Pages » 9,199
  • Comments » 12,571
Change Theme...
  • VoidVoid « Default
  • LifeLife
  • EarthEarth
  • WindWind
  • WaterWater
  • FireFire
  • LightLight

Links



    No Child Pages.

Política



    No Child Pages.

Contatos



    No Child Pages.