05 nov 2008 @ 6:48 PM 

Irã, China e França já se pronunciaram sobre vitória. Barack Obama é o primeiro presidente negro da história dos EUA.

Líderes mundiais reconheceram nesta quarta-feira (5) a vitória do democrata Barack Obama nas eleições presidenciais norte-americanas. Confira abaixo o comentário de alguns presidentes e primeiros-ministros ao redor do mundo:

Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou a vitória de Barack Obama como “um feito extraordinário”. Para Lula, Obama tem demonstrado muita competência política. “Quem duvidava que um negro poderia ser eleito presidente dos EUA agora sabe que não pode [duvidar]. Só pode porque isso surgiu do processo democrático e permite que a sociedade se manifeste”. Leia mais aqui.

Itália

O primeiro-ministro Silvio Berlusconi enviou uma mensagem ao vencedor das eleições americanas, na qual felicita Obama e afirma que a Itália é “um fiel, sincero e agradecido aliado dos Estados Unidos que não esquece o sacrifício de tantos jovens americanos mortos para devolver à Itália e à Europa a dignidade e a liberdade”, em referência ao fim da Segunda Guerra Mundial. Leia mais aqui.

Marrocos

O rei Muhammad VI garantiu a colaboração de seu país na luta contra o terrorismo. Ele se dispõe a trabalhar “em prol de uma maior abertura entre civilizações e religiões, com o objetivo de exorcizar os demônios do terrorismo e do extremismo, e de acabar com as veleidades da exclusão e da marginalização”. Leia mais aqui.

Paquistão

O primeiro-ministro do Paquistão, Yousef Raza Guilani, parabenizou Barack Obama por sua vitória nas presidenciais dos Estados Unidos e o convidou a promover novas oportunidades para fortalecer a relação bilateral e “promover a paz e a estabilidade”. Leia mais aqui.

Irã

O país considerou a vitória de Barack Obama como uma demonstração do fracasso da política externa do ainda presidente George W. Bush, e insistiu em que os Estados Unidos devem mudar de atitude. “O povo americano tem de mudar suas políticas para sair do atoleiro ao qual foi levado pelo presidente Bush”, disse Gholamali Haddad Ali, conselheiro do líder Supremo da Revolução Islâmica no Irã, Ali Khamenei. Leia mais aqui.

França

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, cumprimentou nesta quarta-feira (5) Barack Obama por sua vitória nas eleições e ressaltou que sua escolha “suscita na França, na Europa e, no mundo, uma imensa esperança”. Leia mais aqui.

China

O presidente da China, Hu Jintao, e o primeiro-ministro, Wen Jiabao, enviaram nesta quarta-feira mensagens de felicitações a Barack Obama, além de ressaltar a importância de manter o progresso nas relações bilaterais. “O governo chinês sempre prestou muita atenção às relações entre China e Estados Unidos. Nessa histórica nova era, desejo que possamos levar a cooperação construtiva e a confiança a um novo nível, a fim de beneficiar a população dos dois países e de todo o mundo”, disse Hu. Leia mais aqui.

Vaticano

O porta-voz do Vaticano, o jesuíta Federico Lombardi, pediu nesta quarta-feira que “Deus ilumine” Barack Obama, para que possa “corresponder às grandes expectativas depositadas nele.” Leia mais aqui.

Palestina

O dirigente palestino, Mahmud Abbas, pediu nesta quarta-feira ao presidente eleito dos Estados Unidos, Barack Obama, que acelere os esforços visando uma solução para o conflito entre palestinos e israelenses. “O presidente Abbas felicita o presidente americano eleito Barack Obama em seu nome e em nome do povo palestino e espera que ele acelere os esforços para se obter a paz, já que a solução do problema palestino e do conflito árabe-israelense é a chave da paz mundial”, afirmou o porta-voz de Abbas, Nabil Abu Rudeina. Leia mais aqui.

Israel

As relações entre Israel e Estados Unidos têm “um bom futuro à frente”, estimou nesta quarta-feira o porta-voz da chancelaria israelense, Yigal Palmor, após o anúncio da vitória do democrata Barack Obama. Leia mais aqui.

Inglaterra

O primeiro-ministro britânico Gordon Brown felicitou Barack Obama e elogiou seus “valores progressistas e visão de futuro”. “Gostaria de oferecer minhas sinceras felicitações Barack Obama por sua eleição para a presidência dos Estados Unidos”, afirma Brown em um comunicado. Leia mais aqui.

Quênia

O presidente queniano, Mwai Kibaki, decretou feriado na quinta-feira no país para celebrar a eleição “histórica” de Obama, cujo pai era queniano, anunciaram fontes oficiais nesta quarta-feira (5). “O presidente Kibaki enviou uma mensagem de felicitação ao presidente eleito Barack Obama”, afirma um comunicado oficial. Leia mais aqui.

Venezuela

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, felicitou o democrata Barack Obama por sua “eleição histórica” e ratificou a vontade de restabelecer “novas relações” com os Estados Unidos, com uma “agenda bilateral construtiva” pelo bem-estar dos dois povos. Leia mais aqui.

Rússia

O ministério russo das Relações Exteriores afirmou nesta quarta-feira (5) que espera um “novo enfoque” nas relações entre a Rússia e os Estados Unidos depois da vitória de Obama nas eleições presidenciais americanas, informaram as agências de notícias russas. “Podemos esperar um novo enfoque dos Estados Unidos em todas as questões importantes, incluindo as relações com a Rússia”, afirmou o vice-ministro russo das Relações Exteriores, Grigori Karasin, citado pela Interfax. Leia mais aqui.

Afeganistão

“Eu aplaudo o povo americano por sua grande decisão e espero que a nova administração dos Estados Unidos da América e a grande manifestação de preocupação com os seres humanos e a falta de preocupação com a questão de raça e cor ao eleger um presidente contribuam para trazer os mesmos valores ao resto do mundo mais cedo ou mais tarde”, disse o presidente afegão, Hamid Karzai

Japão

“À medida que o mundo enfrenta muitas dificuldades, estou seguro que os Estados Unidos, sob a excelente liderança do presidente eleito Obama, irão avançar ainda mais e ao mesmo tempo cooperar com a comunidade internacional. A aliança nipo-americana é chave para a diplomacia japonesa e é a base para a paz e a estabilidade da região Ásia-Pacífico. Com o presidente eleito Obama, eu estreitarei a aliança EUA-Japão ainda mais e trabalharei para resolver as questões globais como a economia mundial, o terror e o meio ambiente”, afirmou o primeiro-ministro japonês, Taro Aso.

África do Sul

“A África, que hoje sente-se orgulhosa de sua façanha, só pode almejar uma relação de trabalho frutífera com você em nível bilateral e multilateral no nosso empenho para criar um mundo melhor para todos os que vivem nele. Nós expressamos esperança que a pobreza e o subdesenvolvimento na África, que continua sendo um desafio para a humanidade, continuará recebendo atenção maior na nova administração”, disse o presidente Kglema Motlanthe.

Fonte: G1 – Globo

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posted By: TFSN
Last Edit: 06 nov 2008 @ 07:49 PM

EmailPermalink
Tags
Categories: Diversos, Geral


 

Responses to this post » (None)

 
Post a Comment

You must be logged in to post a comment.


 Last 50 Posts
 Back
Change Theme...
  • Users » 54057
  • Posts/Pages » 9,199
  • Comments » 12,571
Change Theme...
  • VoidVoid « Default
  • LifeLife
  • EarthEarth
  • WindWind
  • WaterWater
  • FireFire
  • LightLight

Links



    No Child Pages.

Política



    No Child Pages.

Contatos



    No Child Pages.