03 out 2008 @ 6:37 PM 

Redução de investimentos, desaceleração do crescimento econômico e pressões inflacionárias ameaçam economia. Reação do governo é criticada.

Ao comentar o atual cenário financeiro, o senador Adelmir Santana (DEM-DF) disse que os impactos negativos da crise norte-americana já se espalharam pelo mercado mundial, incluindo o Brasil. Segundo ele, os reflexos dessa crise para o país em 2009 poderão ser a redução de investimentos e a desaceleração do crescimento econômico e da geração de emprego e renda.

Para Adelmir, o Brasil vem se beneficiando desde 2002 da “bonança na economia mundial”, aumentando as exportações e atraindo investimentos externos, por exemplo. O governo federal também foi favorecido pelo crescimento na arrecadação de impostos e tributos, disse o senador, mas a falta de controle dos gastos públicos ainda preocupa.

Na avaliação do parlamentar, “dificilmente a taxa de câmbio deixará de subir”, o que pode significar novas pressões inflacionárias para o Brasil. “O comércio varejista cresce, no Brasil, há 52 trimestres sucessivos, mas, nos últimos dois meses, já dá sinais de decréscimo. Vamos torcer para que não tenhamos um fim de ano calamitoso e com muitas dificuldades para os nossos consumidores”, afirmou.

Heráclito Fortes (DEM-PI) elogiou o pronunciamento do colega e observou que os bons resultados da economia brasileira se devem, em parte, ao governo Fernando Henrique Cardoso.

Já o senador José Agripino (DEM-RN) criticou, em entrevista à Agência Senado, as declarações de autoridades do governo federal que procuram amenizar a gravidade da crise financeira que atinge os mercados mundiais. Segundo o líder da oposição, “país nenhum está imune à crise” e insinuar o contrário “é uma falta de responsabilidade”.

Arthur Virgílio (PSDB-AM) declarou à Agência Senado que as autoridades econômicas do governo têm adotado o “papel de avestruz” nas últimas semanas ao insistirem em acalmar os investidores nacionais. Para ele, a atual administração se mostra “despreparada para o pior”.

Cristovam Buarque (PDT-DF) considera que o Brasil já vem sendo atingido pela instabilidade nos mercados de capitais. O crescimento do endividamento do cidadão brasileiro e a conseqüente inadimplência também devem ser motivos de preocupação. De acordo com o senador, o país precisa se proteger, adotando, entre outras medidas, o controle dos gastos públicos, que vêm crescendo acima do PIB.

Fonte: Jornal do Senado

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posted By: TFSN
Last Edit: 03 out 2008 @ 09:38 PM

EmailPermalink
Tags
Categories: Diversos, Geral


 

Responses to this post » (None)

 
Post a Comment

You must be logged in to post a comment.


 Last 50 Posts
 Back
Change Theme...
  • Users » 53984
  • Posts/Pages » 9,199
  • Comments » 12,571
Change Theme...
  • VoidVoid « Default
  • LifeLife
  • EarthEarth
  • WindWind
  • WaterWater
  • FireFire
  • LightLight

Links



    No Child Pages.

Política



    No Child Pages.

Contatos



    No Child Pages.