21 jan 2009 @ 6:44 PM 

O senador Heráclito Fortes (DEM-PI), presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE), afirmou nesta quarta-feira (21) que o ministro da Justiça, Tarso Genro, “tem de explicar ao Brasil porque usa critérios ideológicos para conceder asilo” a estrangeiros que se dizem perseguidos em suas nações.

Heráclito reafirmou, em entrevista à imprensa, que irá propor, logo após o fim do recesso parlamentar, que o ministro seja convidado a explicar aos senadores por que o governo brasileiro decidiu conceder status de refugiado político ao italiano Cesare Battisti, condenado por assassinato em seu país, e recusou o mesmo a dois atletas cubanos, durante os Jogos Panamericanos, no Rio, em 2007.

– O ministro adota dois pesos e duas medidas para suas decisões sobre concessão de asilo político. Ele ajudou a repatriar os dois atletas cubanos que haviam abandonado a delegação de seu país durante os Jogos Panamericanos. Será que eles não queriam asilo? Não se faz diplomacia com ideologia, e sim com bom-senso – disse.

O italiano Cesare Battisti, ex-membro do grupo de esquerda Proletários Armados para o Comunismo (PAC), foi condenado em seu país à prisão perpétua por quatro assassinatos nos anos 70. Ele foi preso em março de 2007 pela Polícia Federal brasileira no Rio de Janeiro. Battisti nega que tenha cometido os assassinatos e sustenta que não pôde exercer em sua plenitude o direito de defesa. Corre no Supremo Tribunal Federal (STF) um pedido de extradição de Battisti feito pelo governo italiano.

No último dia 13, o presidente do Senado, Garibaldi Alves, havia considerado a decisão do ministro da Justiça como “precipitada e até arriscada, por sua possível consequência diplomática em relação à Itália”.

A decisão do ministro Tarso Genro provocou reações na Itália, tanto no Executivo como no Congresso. O governo italiano pediu explicações ao embaixador do Brasil no país e o presidente da República, Giorgio Napolitano, enviou carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestando seu “estupor” diante da decisão e solicitando que ela seja reavaliada. Para o governo italiano, Battisti é um terrorista. No Senado daquele país, foram feitas sugestões de boicote a produtos importados do Brasil, como retaliação.

Fonte: Agência Senado

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posted By: TFSN
Last Edit: 21 jan 2009 @ 10:45 PM

EmailPermalink
Tags
Categories: Diversos, Geral


 

Responses to this post » (None)

 
Post a Comment

You must be logged in to post a comment.


 Last 50 Posts
 Back
Change Theme...
  • Users » 53929
  • Posts/Pages » 9,199
  • Comments » 12,571
Change Theme...
  • VoidVoid « Default
  • LifeLife
  • EarthEarth
  • WindWind
  • WaterWater
  • FireFire
  • LightLight

Links



    No Child Pages.

Política



    No Child Pages.

Contatos



    No Child Pages.