14 jul 2008 @ 7:27 PM 

Em nota divulgada à imprensa nesta segunda-feira (14), o líder do PSDB, Arthur Virgílio (AM), criticou a atitude de procuradores da República que estariam redigindo uma representação contra o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, acusando-o de ter cometido crime de responsabilidade e pedindo o seu afastamento. De acordo com o senador, isso pode levar a uma crise institucional.

“Em nome da bancada do PSDB, alerto: a democracia brasileira deve ser respeitada e não posta em xeque por atitudes impensadas. Não se justifica nenhuma tentativa de desmoralização da mais alta corte de Justiça do país”, afirma o líder tucano na nota.

No documento, o senador elogia a atuação da Justiça, da Polícia Federal e do Ministério Público da União na operação que resultou na prisão do banqueiro Daniel Dantas, do mega investidor Naji Nahas, do ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta e de outras pessoas. Mas alerta para o fato de que os acertos da operação podem ser comprometidos “por ilegalidades e pela falta de sobriedade”.

Segundo matérias publicadas pela imprensa, um grupo de procuradores estaria descontente com Gilmar Mendes pelo fato de ele ter suspendido, por duas vezes, a prisão de Daniel Dantas.

Uma possível representação contra Gilmar Mendes seria encaminhada ao Senado – instituição à qual cabe, pela Constituição, processar e julgar ministros do Supremo Tribunal Federal nos crimes de responsabilidade.

Veja abaixo a íntegra da nota:

NOTA DA LIDERANÇA DO PSDB

Belo o trabalho da Justiça, que autorizou a Polícia Federal a usar os meios necessários para investigar os envolvidos na chamada Operação Satiagraha.

Belo o trabalho da Polícia Federal, primeiro solicitando a autorização judicial, depois reunindo o material que resultou na prisão dos envolvidos.

Tudo muito louvável, mas que não deve ser empanado por ilegalidades e pela falta de sobriedade.

É, por isso, preocupante a notícia de que integrantes do Ministério Público da União estariam redigindo representação contra o Presidente do Supremo Tribunal Federal, Ministro Gilmar Mendes, por suposto “crime de responsabilidade”.

Críticas a uma decisão judicial são normais, numa democracia. Mas não é admissível que justamente guardiães da lei contra ela se insurjam, com risco de se criar crise institucional.

Em nome da bancada do PSDB, alerto: a democracia brasileira deve ser respeitada e não posta em xeque por atitudes impensadas. Não se justifica nenhuma tentativa de desmoralização da mais alta corte de Justiça do país. Foi o enfraquecimento das instituições, aliado a um quadro de inflação, desemprego e corrupção, que criou o clima propício à instalação do III Reich, na Alemanha.

A bancada do PSDB repudia, com veemência, qualquer tipo de aventura que possa pôr em risco as instituições e o jovem regime Democrático tão duramente conquistado no Brasil

O Ministério Público da União tem serviços extraordinários prestados ao País. Investindo contra a corrupção, como o faz cotidianamente, protege o bolso e a dignidadedo nosso povo.

Depende, porém, de franquias democráticas para avançar ainda mais. E o caminho não é o confronto com o STF, ninguém duvide disso!

Brasília, 14 de julho de 2008

Senador Arthur Virgílio
Líder do PSDB

Fonte: Agência Senado

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posted By: TFSN
Last Edit: 16 jul 2008 @ 01:47 AM

EmailPermalink
Tags
Categories: Diversos, Geral


 

Responses to this post » (None)

 
Post a Comment

You must be logged in to post a comment.


 Last 50 Posts
 Back
Change Theme...
  • Users » 54070
  • Posts/Pages » 9,199
  • Comments » 12,571
Change Theme...
  • VoidVoid « Default
  • LifeLife
  • EarthEarth
  • WindWind
  • WaterWater
  • FireFire
  • LightLight

Links



    No Child Pages.

Política



    No Child Pages.

Contatos



    No Child Pages.