01 jul 2008 @ 6:41 PM 

O Superior Tribunal de Justiça se despediu do presidente Humberto Gomes de Barros, que completa 70 anos no próximo dia 23 e deixa o Tribunal em virtude de sua aposentadoria. Hoje, o ministro presidiu sua última sessão de julgamento da Corte Especial e foi homenageado pelos 47 anos dedicados ao Direito, sendo 17 deles na magistratura.

Falando em nome do Tribunal, o decano da Corte, ministro Nilson Naves, relembrou a chegada de Humberto Gomes Barros ao STJ, em 1991, oriundo da “nobilíssima” classe dos advogados: “Veio com excelente verbo, que espalhou por seus impecáveis votos e derramou em seus instigantes versos”, afirmou Nilson Naves, ressaltando que o ministro Gomes de Barros deixará marcas pelos 17 anos de convivência como julgador, escritor e colega.

Nilson Naves afirmou que Gomes de Barros inovou os julgamentos da Corte ao aproximar a ciência jurídica das ciências sociais e o Direito da Literatura: “Encontrou aquele lugar de diálogo, de conversa, fê-lo em seus romances, em seus contos e poesias, fê-lo também em seus votos.” Destacou, ainda, que Gomes de Barros jamais será esquecido, pois deixará no tribunal boas lembranças marcadas em seus votos e seus versos.

O subprocurador da República Aurélio Virgílio Veiga Rios, em nome do Ministério Público, afirmou que, nos 17 anos de intensa atividade judicial no STJ, Gomes de Barros sempre se preocupou em encurtar prazos e tornar mais efetivos e menos onerosos os serviços judiciários. “Não é de hoje sua preocupação com a Justiça real e sua visão aguçada e desburocratizada do processo judicial, sempre preocupado com o caráter humanitário das decisões judiciais e comprometido com a luta pela Justiça social”, ressaltou.

Falando em nome de uma “legião de pessoas que tiveram o privilégio de passar pela argüição de Humberto Gomes de Barros”, a ministra Nancy Andrighi agradeceu a contribuição do ministro para o fortalecimento do Poder Judiciário. Em nome do STJ, afirmou que os demais ministros da Corte estão se sentindo órfãos com sua saída: “Agora vamos trilhar nosso caminhos levando conosco toda a sua diretriz de exemplo de vida e de idealismo por uma justiça melhor”.

O presidente Gomes de Barros agradeceu as “generosas palavras” e ressaltou que o STJ continuará, sempre, merecendo todo o amor dedicado nos 17 anos de atuação na Corte. “ Se eu pudesse dar um exemplo aos colegas, seria este: o amor ao Tribunal”, concluiu o ministro.

Confira:

Íntegra das palavras do ministro Nilson Naves

Íntegra das palavras do subprocurador da República Aurélio Virgílio Veiga Rios

Fonte: STJ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posted By: TFSN
Last Edit: 01 jul 2008 @ 07:41 PM

EmailPermalink
Tags
Categories: Diversos, Geral


 

Responses to this post » (None)

 
Post a Comment

You must be logged in to post a comment.


 Last 50 Posts
 Back
Change Theme...
  • Users » 54072
  • Posts/Pages » 9,199
  • Comments » 12,571
Change Theme...
  • VoidVoid « Default
  • LifeLife
  • EarthEarth
  • WindWind
  • WaterWater
  • FireFire
  • LightLight

Links



    No Child Pages.

Política



    No Child Pages.

Contatos



    No Child Pages.