16 abr 2008 @ 6:37 PM 

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chamou de “palpiteiros” as pessoas que estão afirmando que a produção de biocombustível está reduzindo a área plantada de alimentos e causando alta nos preços dos produtos.

“É muito fácil alguém ficar sentado em um banco da Suíça dando palpite no Brasil ou na África. É importante vir aqui e meter o pé no barro para saber como a gente vive e saber a quantidade de terras que nós temos e a quantidade e o potencial de produção que nós temos”, afirmou.

O presidente rebateu o confronto que vem se estabelecendo entre a plantação de alimentos e os biocombustíveis.

“Como ser humano que precisa de comida todo dia, eu jamais iria aceitar qualquer tipo de política de combustíveis que fizesse a gente comer nafta [produto derivado do petróleo] e fazer combustível de soja, de outra coisa”, afirmou.

Lula também rejeitou a idéia de que a alta no preço dos alimentos é causada pelo biodiesel. O motivo, segundo o presidente, é o crescimento do consumo de alimentos.

“Não me digam que o alimento está caro nesse momento por causa do biodiesel. O alimento está caro nesse momento porque o mundo não estava preparado para ver milhões de chineses comerem, milhões de indianos comerem”, afirmou.

Aumentar a produção agrícola é, segundo Lula, o grande desafio mundial.

De acordo com o presidente, o Brasil está preparado para o debate em defesa dos biocombustíveis, que, segundo ele, não deve ser feito com paixão, mas sim com racionalidade. E destacou que a questão não deve ser discutida sob a lógica da Europa.

“Não queremos paixão, queremos que as pessoas discutam isso com racionalidade, e não discutir a partir da lógica da Europa, deixe de olhar o mapa da Europa, olhe o mapa da América Latina, da África, que a gente vai perceber que tem muita coisa para fazer, e vamos fazer”.

O presidente Lula falou à imprensa depois do almoço, no Palácio do Itamaraty, em homenagem à presidente da Índia, Pratibha Patil, que realiza visita oficial ao Brasil.

Fonte: Agência Brasil

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posted By: TFSN
Last Edit: 16 abr 2008 @ 09:37 PM

EmailPermalink
Tags
Categories: Diversos, Geral


 

Responses to this post » (None)

 
Post a Comment

You must be logged in to post a comment.


 Last 50 Posts
 Back
Change Theme...
  • Users » 53940
  • Posts/Pages » 9,199
  • Comments » 12,571
Change Theme...
  • VoidVoid « Default
  • LifeLife
  • EarthEarth
  • WindWind
  • WaterWater
  • FireFire
  • LightLight

Links



    No Child Pages.

Política



    No Child Pages.

Contatos



    No Child Pages.