14 maio 2009 @ 6:19 PM 

Indícios de fraudes em licitações, de desvios de verba e de superfaturamento de obras são fatos enumerados pelo senador tucano para justificar a investigação parlamentar.

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) protocolou ontem à tarde, na Secretaria Geral da Mesa do Senado, o pedido de criação de uma CPI para investigar denúncias de irregularidades envolvendo a Petrobras e a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O requerimento conta com a assinatura de 32 senadores.

Entre os fatos enumerados para a criação da CPI, estão indícios de fraudes em licitações, de desvios de verba e de superfaturamento de obras. Essas denúncias são resultantes de investigações da Polícia Federal, do Ministério Público Federal e do Tribunal de Contas da União.

Uma das principais denúncias apontadas por Alvaro é o suposto superfaturamento na construção da Refinaria Abreu e Lima, em Pernambuco. Outro fato seria uma ação do MP na Bahia, segundo a qual a Petrobras teria patrocinado irregularmente o Fórum de Entidades Negras da Bahia, em 2008. Conforme o senador, a dificuldade em apurar as denúncias também reforça o pedido da oposição para criar a CPI.

Após protocolar o pedido de criação da CPI, Alvaro Dias afirmou que a medida “é a favor da preservação da Petrobras”.

– A Petrobras é realmente um orgulho nacional, mas isso não é habeas corpus para a corrupção. O que nós vamos investigar são os indícios de corrupção. A oposição não pode ser omissa diante de fatos tão graves. A omissão seria a cumplicidade.

Após conferidas as assinaturas e verificada a existência de fato relevante que justifique a investigação solicitada, o requerimento deverá ser lido em Plenário, quando é criada a comissão de inquérito. Em seguida, os líderes deverão indicar, de acordo com a proporcionalidade partidária, os integrantes da CPI. Uma vez designados pelo presidente do Senado, José Sarney, eles poderão se reunir e instalar os trabalhos do colegiado.

A CPI, segundo o requerimento, será composta por 11 membros titulares e sete suplentes, tendo 180 dias para proceder às investigações.

Fonte: Jornal do Senado

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posted By: TFSN
Last Edit: 14 maio 2009 @ 06:19 PM

EmailPermalink
Tags
Categories: Diversos, Geral


 

Responses to this post » (None)

 
Post a Comment

You must be logged in to post a comment.


 Last 50 Posts
 Back
Change Theme...
  • Users » 53964
  • Posts/Pages » 9,199
  • Comments » 12,571
Change Theme...
  • VoidVoid « Default
  • LifeLife
  • EarthEarth
  • WindWind
  • WaterWater
  • FireFire
  • LightLight

Links



    No Child Pages.

Política



    No Child Pages.

Contatos



    No Child Pages.