18 mar 2013 @ 2:49 PM 

O ministro Arnaldo Esteves Lima, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), tomou posse nesta segunda-feira (18) como corregedor-geral da Justiça Federal, cargo que integra o Conselho da Justiça Federal (CJF). Ao mesmo tempo, Esteves Lima passa a ser o diretor do Centro de Estudos Judiciários (CEJ) e presidente da Turma Nacional de Uniformização do Juizados Especiais (TNU).

Ao tomar posse, Esteves Lima agradeceu aos demais ministros do STJ a sua eleição para o CJF, assegurando que fará de tudo para bem cumprir o mandato, consciente da relevância de tal órgão na estrutura organizacional do Poder Judiciário federal. Veja aqui a íntegra do pronunciamento.

O ministro fez ainda uma menção especial ao ministro João Otávio de Noronha, seu antecessor no cargo. “Procurarei dar sequência a seu trabalho, não com iguais eficiência e dinamismo, mas, certamente, com o mesmo zelo pela coisa pública”, afirmou.

Já o ministro Noronha, ao se despedir, ressaltou que o Brasil precisa de uma nova Justiça Federal: “Não se pode falar em efetividade sem racionalidade de trabalho.” Ele falou ainda de sua satisfação ao entregar o cargo para um juiz de carreira. E acrescentou: “Alerto, ministro Arnaldo Esteves Lima, que neste cargo é preciso cautela, prudência. Mas é fácil gerir a Justiça Federal porque nela só trabalham profissionais do mais alto gabarito, vocacionados”.

Carreira brilhante

O salão nobre do STJ ficou tomado por magistrados, advogados, amigos e servidores que prestigiaram a posse do novo corregedor-geral da Justiça Federal. Para o ministro Felix Fischer, presidente do STJ e do CJF, a gestão de Esteves Lima será pautada por valores éticos, de justiça, moralidade e respeito à causa pública.

“É uma honra empossá-lo como corregedor-geral da Justiça Federal. Lembro, mais uma vez, o espírito institucional como uma de suas principais marcas na magistratura. Estou certo de que a experiência administrativa adquirida ao longo de sua brilhante carreira, inclusive quando no exercício da presidência do Tribunal Regional Federal da 2ª Região, será de grande valia para o desafio que ora se afigura”, afirmou o ministro Fischer. Leia aqui a íntegra do discurso.

Esteves Lima assumiu a vaga deixada pelo ministro João Otávio de Noronha, que completou seu mandato de um ano e sete meses (agosto de 2011 a março de 2013) no cargo e também foi saudado pelo ministro Fischer.

“Intensa e incansavelmente, Vossa Excelência brilhou como corregedor-geral da Justiça Federal. Em nome do CJF, ressalto o senso de justiça de Vossa Excelência na relatoria dos processos e o compromisso democrático-institucional na apresentação de proposições sempre pertinentes e voltadas para o engrandecimento de nossa Justiça Federal”, disse o presidente do STJ.

Em razão do cargo de corregedor-geral, Arnaldo Esteves Lima também irá presidir o Fórum Permanente de Corregedores da Justiça Federal, composto pelos corregedores dos cinco Tribunais Regionais Federais, e coordenar a Comissão Permanente dos Coordenadores dos Juizados Especiais Federais, que é formada pelos coordenadores dos juizados especiais federais e pelo presidente da Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe).

Foto (clique no link abaixo para ver):

Ministro Arnaldo Esteves Lima discursa após ser empossado no cargo de corregedor-geral da Justiça Federal. Ao fundo, os ministros João Otávio de Noronha, Ricardo Lewandowski (vice-presidente do Supremo Tribunal Federal) e Felix Fischer

Fonte: STJ

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posted By: TFSN
Last Edit: 22 mar 2013 @ 02:52 PM

EmailPermalink
Tags
Categories: Diversos, Geral


 

Responses to this post » (None)

 
Post a Comment

You must be logged in to post a comment.


 Last 50 Posts
 Back
Change Theme...
  • Users » 53959
  • Posts/Pages » 9,199
  • Comments » 12,571
Change Theme...
  • VoidVoid « Default
  • LifeLife
  • EarthEarth
  • WindWind
  • WaterWater
  • FireFire
  • LightLight

Links



    No Child Pages.

Política



    No Child Pages.

Contatos



    No Child Pages.