22 fev 2009 @ 2:17 PM 

“O resultado negativo de uma cirurgia nem sempre é sinônimo de erro médico. Esse foi o entendimento da 4ª Câmara de Direito Privado do Tribunal de Justiça de São Paulo ao julgar recurso de paciente que perdeu parte dos movimentos da mão, punho, dedos e cotovelo. Os desembargadores entenderam que não havia provas para responsabilizar o profissional por imprudência, negligência e imperícia na condução de duas cirurgias mal-sucedidas.

O caso diz respeito a um paciente de São Roque (SP). Ele entrou com ação de indenização por danos morais contra o ortopedista que realizou duas cirurgias em seu braço esquerdo. O paciente caiu do telhado e foi operado para recompor lesão no cotovelo. As cirurgias levaram à complicação do nervo radial. A vítima alegou que houve erro médico, pois o cirurgião não teria constatado fratura exposta, o que poderia comprometer os movimentos de parte do seu braço.

Em primeira instância, a ação foi julgada improcedente. A vítima recorreu ao TJ paulista. A turma julgadora entendeu que a cirurgia era complexa, de risco, com probabilidade de afetar a funcionalidade do nervo radial. Para os desembargadores, o caso não configura imprudência, negligência ou imperícia, afastando a responsabilidade de indenizar.

Para o relator do recurso, desembargador Ênio Zuliani, o médico imprudente é aquele descuidado, que não exige aparato de segurança e aplica no paciente tratamento não adequado à doença.

“O imperito é aquele que não conhece a especialidade e se aventura a operar fora de sua área de atuação cometendo, por esse deslize, atrocidades que agravam a saúde do paciente”, explicou Zuliani. No entendimento do desembargador, o médico acusado não teria agido com negligência, porque não teria sido omisso no desempenho profissional.”

– Apelação 457.763.4/4-00

Fonte: Conjur

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posted By: TFSN
Last Edit: 22 fev 2009 @ 02:17 PM

EmailPermalink
Tags
Categories: Diversos, Geral


 

Responses to this post » (2 Total)

 
  1. Check This Out…

    […]Here are some of the sites we recommend for our visitors[…]…

  2. Cool sites…

    […]we came across a cool site that you might enjoy. Take a look if you want[…]……

Post a Comment

You must be logged in to post a comment.


 Last 50 Posts
 Back
Change Theme...
  • Users » 53893
  • Posts/Pages » 9,199
  • Comments » 12,571
Change Theme...
  • VoidVoid « Default
  • LifeLife
  • EarthEarth
  • WindWind
  • WaterWater
  • FireFire
  • LightLight

Links



    No Child Pages.

Política



    No Child Pages.

Contatos



    No Child Pages.