Notícia da Folha Online.
“O Yahoo! está negociando a formação de uma aliança com a News Corp, do magnata Rupert Murdoch, em uma tentativa de afastar a Microsoft ou obrigar a empresa de Bill Gates a aumentar o valor da oferta que fez pela empresa.
Na segunda-feira (11), o Yahoo! recusou oficialmente a oferta de compra feita pela Microsoft no valor de US$ 44,6 bilhões (R$ 78,18 bilhões). Agora, a empresa está buscando meios de se defender contra a oferta hostil da companhia fundada por Bill Gates, que agora deve fazer a proposta diretamente aos acionistas do Yahoo!
Segundo uma fonte da agência Associated Press, o acordo ainda está sendo costurado, mas a idéia é fundir o MySpace e outros serviços on-line da News Corp. com o Yahoo!. De acordo com o “The Wall Street Journal”, a companhia de Murdoch pode ficar com uma fatia de mais de 20% do Yahoo!.
A publicação informa que as empresas negociam uma aliança há 18 meses, mas que o acordo não foi firmado por discordâncias a respeito do valor do MySpace –essa quantia interfere no negócio, já que determina qual participação a News Corp. terá no Yahoo!. O portal de relacionamentos tem um valor de mercado de US$ 6 bilhões a US$ 10 bilhões.
O negócio permitiria que o Yahoo! permanecesse independente e que a News Corp. tivesse controle sobre diversos serviços de internet e oportunidades na área de publicidade on-line.
Esta é mais uma das opções buscadas pelo Yahoo! para se desvencilhar da Microsoft. Também há informações de que a empresa pode retomar as conversas com a AOL, do grupo Time Warner, para uma possível fusão. Também não está descartada a formação de parcerias com o Google ou a Disney.
Recusa
No comunicado em que anunciou a recusa da proposta da Microsoft, o Yahoo! não fechou totalmente as portas para uma nova proposta. A nota diz que “o conselho de diretores avalia continuamente todas as suas opções estratégicas” e que “continua comprometido em buscar iniciativas que maximizem os ganhos de todos os acionistas”.
Caso concretizado, o negócio seria o segundo maior envolvendo empresas da internet, superado justamente pela fusão da AOL com a Time Warner (US$ 182 bilhões), em 2000, antes do estouro da bolha do setor.
A oferta ocorreu na mesma semana em que o Yahoo! anunciou a demissão de mil empregados, o que representa 7% de seu quadro de funcionários. A companhia ganhou US$ 660 milhões em todo 2007, praticamente metade do que o Google lucrou no último trimestre do ano passado: US$ 1,21 bilhão – resultado que foi considerado decepcionante.””