04 fev 2008 @ 6:27 PM 

null

Vocês leram essa notícia?

Barreiras são chamadas Grande Firewall da China, em referência à muralha real. Sites populares como Flickr, YouTube, Wikipedia, MySpace e Blogspot são bloqueados.

Do New York Time

Sendo um estudante de 18 anos com interesse em internet, Zhu Nan estava ansioso para dizer algo sobre o abrangente sistema de censura online do país, conhecido como “o Grande Firewall da China”. Quando os censores chineses começaram a bloquear o acesso a um popular site de compartilhamento de fotos, o Flickr, Zhu sentiu que havia chegado a hora. Escrevendo seu blog no ano passado, o estudante, que agora está no primeiro ano de faculdade na cidade de Wuhan, questionou a justificativa para as restrições da internet e em posts subseqüentes começou a dar dicas de como burlar elas.

Autoridades de nosso país alegaram que a censura da internet é feita de acordo com a lei”, escreveu Zhu. “Se é verdade, por que não deixar que as pessoas saibam a respeito desse projeto legal e por que, em vez disso, banir sites que tornam públicas e examinam tais políticas legais? Se você está determinado a fazer isso, não deveria ter medo de críticas”.

O obscuro blog de Zhu e seu subseqüente ativismo são apenas uma pequena parte do que muitos aqui estão considerando um divisor de águas. Em meses recentes, os censores da China intensificaram o controle sobre a internet, muitas vezes tirando do ar sites que não tinham nenhum conteúdo político identificável. Nesse processo, eles acabaram por fomentar uma reação, pois muita gente que antes tinha pouco interesse em política se tornou ativa para resistir ao controle. E tudo isso vem num momento de risco crescente para aqueles que optam por protestar.

Defensores dos direitos humanos dizem que o governo tem aumentado sua opressão contra qualquer forma de dissensão à medida que a data do início dos Jogos Olímpicos de Pequim se aproxima. Para a maioria dos usuários de internet, a censura ainda não parece ser um fator importante. As aplicações web mais populares no país são jogos e serviços de mensagem e os sites mais visitados têm foco em assuntos do dia-a-dia como entretenimento, notícias e esportes.

Filtros e ressentimento

Muitos parecem estar apenas vagamente cientes do fato de o universo da internet da China ser cuidadosamente filtrado e, dentre aqueles que sabem disso, a maioria parece não se importar. Mas um número crescente de outras pessoas está se tornando mais ressentido com as restrições a um grande número de sites, incluindo Flickr, YouTube, Wikipedia, MySpace, Blogspot e muitos outros sites que o público vê como fonte de diversão inofensiva e informação.

O crescente ressentimento está tomando muitas formas, de processos por usuários de internet contra provedores que pertencem ao governo, com alegações de que o bloqueio de sites que eles fazem é ilegal, até uma rede de programadores de software ainda não estruturada, mas crescente, que desenvolvem códigos com o objetivo de burlar as restrições.

Ultimamente, uma campanha boca-a-boca baseada na internet tem tomado forma, na qual blogueiros e donos de páginas da web postam artigos para aumentar a consciência sobre o Grande Firewall, ou compartilhar links para programas que ajudam as pessoas a evadir essa limitação. Em quase todos os casos, a resistência tem sido impulsionada pela surpresa e pela indignação das pessoas quando elas se deparam com um sistema que apenas suspeitavam vagamente que existia.

Eu tinha a impressão de que algum tipo de mecanismo controlava a internet na China, mas não tinha idéia de que existia o Grande Firewall”, afirmou Pan Liang, autor de literatura infantil e operador de um site que percebeu pela primeira vez o quão grande era o controle quando o blog de um amigo seu foi bloqueado.

No início fiquei muito irritado”, afirmou Pan. “Então veio o 17º Congresso do Partido e recebi uma ordem para que meu site, que é de literatura infantil, fechasse seu fórum. Isso me deixou ainda mais irritado”. Como muitos outros, Pan usava seu site para postar soluções para burlar as restrições ao acesso de alguns sites populares que foram banidos e usava alusões históricas para zombar do sistema de censura de seu país.

Muralha invisível

Muita gente não sabe que 300 anos depois que o Imperador Kangxi ordenou o fim da construção da grande Muralha, nossa grande república construiu uma grande muralha invisível”, escreveu ele. “Será que o bloqueio pode mesmo funcionar?

Kangxi sabia que a Grande Muralha era uma grande mentira: pense só em quantos soldados seriam necessários para patrulhar aqueles milhares de milhas.” Uma blogueira de 17 anos da província de Guangdong que postou instruções para acessar o YouTube, burlando as restrições da Grande Firewall, não foi menos filosófico. “Não sei se é melhor falar ou permanecer em silêncio, mas se todo mundo ficar em silêncio, a verdade será enterrada”, escreveu a menina, que usa o apelido de Ruyue. “Não quero ficar calada, mesmo que todas as outras pessoas se calem”.

O governo chinês parece particularmente preocupado com sites de compartilhamento de vídeo como o YouTube, e recentemente tornou mais rígidas as regulamentações sobre provedores de internet domésticos de modo a controlar tais serviços. Enquanto isso, outros começaram a lançar respostas a partir da internet como essa e partiram para ações até mais diretas.

Uma dessas pessoas é Du Dongjing, de 38 anos, um engenheiro de tecnologia da informação em Xangai que processou a filial na China da Telecom por violação de contrato porque provedor do serviço não reconheceu restrições ao conteúdo web. Nesse caso, o que inicialmente irritou Du foi o bloqueio surpresa de seu próprio site de negócios em fevereiro passado.

O site comercializa um software para finanças pessoais e não tinha nenhum tipo de conteúdo editorial. Quando o provedor do serviço foi incapaz de explicar porque o link estava inativo, Du processou a empresa de telecomunicações. Seu processo foi rejeitado por um tribunal de Xangai em outubro, mas o caso foi ouvido em apelação e aguarda um veredicto. “Os americanos têm um expressão, ´ Você não pode lutar contra a prefeitura ´”, declarou Du.

No entanto, acredito que com a ajuda da internet atual e a predisposição do público, posso vencer o caso. Eu acredito até mesmo que posso fazer uma contribuição para melhorar a democracia chinesa”. Mesmo que o ativismo anti-censura como esse se espalhe, há diferentes pontos-de-vista sobre se uma campanha vinda da população poderá prevalecer no final ou mesmo sobre como definir uma vitória. Alguns vêem uma forte e contínua resistência popular aos limites impostos por dezenas de milhares de técnicos bem pagos do governo operando computadores poderosos e prevêem uma grande mudança.

Yuan Mingli, que criou um grupo de evasão anti Grande Firewall por causa de seu amor à Wikipedia, afirmou que alega-se que o governo estava trabalhando numa nova geração de tecnologia de internet cujo objetivo era isolar os usuários chineses ainda mais do resto do mundo. Mas ele prevê que essa iniciativa não dará certo. “é impossível, fundamentalmente fazer isso, porque os corações das pessoas mudaram”, afirmou ele, acrescentando que o sistema iria “eventualmente falhar porque a China não pode mais ser completamente desconectada do mundo externo”.

Tradução: Luiz Marcondes

Fonte: G1


AddThis Feed Button

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posted By: TFSN
Last Edit: 08 fev 2008 @ 11:19 PM

EmailPermalink
Tags
Categories: Geral, Informática


 

Responses to this post » (6 Total)

 
  1. Visitor recommendations…

    […]one of our visitors recently recommended the following website[…]……

  2. Check These Out…

    […]check below, are some totally unrelated websites to ours, however, they are most trustworthy sources that we use[…]…

  3. trelocet disse:

    You should check this out…

    […] Wonderful story, reckoned we could combine a few unrelated data, nevertheless really worth taking a look, whoa did one learn about Mid East has got more problerms as well […]……

  4. hostgator disse:

    hostgator…

    -=HSN=- ADVOGADOS » Blog Archive » Usuários chineses da internet enfrentam ‘muralha’ invisível…

  5. incense sticks…

    -=HSN=- ADVOGADOS » Blog Archive » Usuários chineses da internet enfrentam ‘muralha’ invisível…

  6. Stirling Friendly Builders…

    -=HSN=- ADVOGADOS » Blog Archive » Usuários chineses da internet enfrentam ‘muralha’ invisível…

Post a Comment

You must be logged in to post a comment.


 Last 50 Posts
 Back
Change Theme...
  • Users » 53761
  • Posts/Pages » 9,199
  • Comments » 12,571
Change Theme...
  • VoidVoid « Default
  • LifeLife
  • EarthEarth
  • WindWind
  • WaterWater
  • FireFire
  • LightLight

Links



    No Child Pages.

Política



    No Child Pages.

Contatos



    No Child Pages.