29 jan 2008 @ 9:00 PM 
null

Proposta de emenda à Constituição (PEC 65/07) que exige licença do chefe do Poder Executivo que pretenda se candidatar à reeleição está pronta para ser votada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). De autoria do senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), a matéria tem voto favorável do relator, senador Arthur Virgílio (PSDB-AM).

A proposta altera a redação do parágrafo 5º do artigo 14 da Constituição Federal. Originalmente, esse artigo vedava a reeleição do presidente da República, dos governadores e prefeitos até que a Emenda Constitucional 16, de 1997, tornou-os elegíveis para os mesmos cargos no período imediatamente subseqüente ao primeiro mandato. A PEC 65/07 quer obrigar os interessados em um mandato consecutivo a se licenciar de seus cargos até seis meses antes do pleito.

Na justificação da proposição, o autor argumenta que o fato de o presidente, os governadores e os prefeitos disputarem a reeleição exercendo, ao mesmo tempo, suas atribuições executivas, constitui “uma distorção perigosa da realidade no processo eleitoral”. Para ele, a licença do chefe do Poder Executivo, seis meses antes do pleito, “é condição essencial para manter a legitimidade dos resultados eleitorais”.

Por sua vez, Jarbas Vasconcelos considera que, sem a licença, “a disputa nas urnas com outros postulantes fica forçosamente desequilibrada em benefício do detentor atual do poder, com distorção sobre a quantidade e qualidade de exposição pública e acesso à população”. Na sua opinião, trata-se de um fato que “não se coaduna com o princípio democrático e pode prestar-se a quebras de efetividade na apuração da vontade real do eleitorado”.

José Paulo Tupynambá / Agência Senado

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Posted By: TFSN
Last Edit: 08 fev 2008 @ 11:31 PM

EmailPermalink
Tags


 

Responses to this post » (2 Total)

 
  1. Websites You Should Visit…

    […]very few websites that happen to be detailed below, from our point of view are undoubtedly well worth checking out[…]…

  2. Visitor recommendations…

    […]one of our visitors recently recommended the following website[…]……

Post a Comment

You must be logged in to post a comment.


 Last 50 Posts
 Back
Change Theme...
  • Users » 53897
  • Posts/Pages » 9,199
  • Comments » 12,571
Change Theme...
  • VoidVoid « Default
  • LifeLife
  • EarthEarth
  • WindWind
  • WaterWater
  • FireFire
  • LightLight

Links



    No Child Pages.

Política



    No Child Pages.

Contatos



    No Child Pages.